Morre no HCI testemunha de Jeová vítima de acidente de trânsito

         A jovem Janete Zanella, 20 anos, vítima de acidente de trânsito ocorrido na BR 285, em Bozano, no dia 21 do mês passado, morreu à 1h45 desta quinta-feira, 8, na UTI do Hospital de Caridade de Ijuí.

          O corpo foi encaminhado para a necropsia no IML da cidade de Cruz Alta, pois o Posto Médio Legal de Ijuí enfrenta falta de auxiliares técnicos, e a causa da morte só será conhecida com a emissão do laudo médico.

          Janete Zanella era Testemunha de Jeová e relutava pela transfusão de sangue, uma medida não aceita pela Religião.

            A Justiça entrou no caso três dias depois e, por solicitação dos pais da moça, determinou por liminar que todos os procedimentos médicos em favor da vida fossem realizados.

              A partir daí a paciente passou por várias cirurgias e pela transfusão, mas não resistiu. No dia do acidente morreram Antônio Marcos dos Reis Pinto, 36 anos, a mulher dele, Jovani Martins Pinto, de 29, e a filha do casal, Liara Ketlyin Martins Pinto, de apenas três anos de idade.

            Janete foi a única sobrevivente dos ocupantes do carro que viajavam de Panambi para Ijuí, onde participariam de um Congresso das Testemunhas de Jeová.

Do Ijuí.com

loading...

23 Comentários

  1. Elton Quadros vai lavar a boca pra depois falar que acredita em deus ele não é brinquedo não cara…

    Vote! Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Primeiramente, minhas condolências a familia, a pior dor que se pode ter é a perda de um ente querido, nós não fomos feitos para morrer, mas sim para viver. Nosso criador colocou em nosso coração o desejo de tempo indefinido.

    Por isso as pessoas, para atender esse desejo inato, tentam todos os meios possíveis para salvar sua própria vida. Isso é compreensível, mas não justificável a ponto de violar princípios bíblicos diretos. Esse é um caso. Muitos dizem que é uma interpretação errônea, mas não há interpretação a se fazer, a exortação é clara, não há o que se interpretar. “…somente a carne com seu sangue não deveis comer… ” … que vos abstenhais de sangue…” isso significa só não comê-lo como também não ingeri-lo de qualquer forma.

    A propósito, gostaria de poder acreditar que o Sr. que fez o comentário absurdo de que a religião está proibindo que seja veiculado o local e horário do funeral ou que seja proibido o choro, tenha feito tal comentário por absoluta ignorância, pois não posso acreditar que uma pessoa acredite em tamanha insanidade, pois pelo próprio fato do corpo ter ido para o IML já não se sabe ao certo o prazo para liberação do corpo.

    Houve comentários de que a não aceitação do sangue vai contra o “avanço tecnológico e o avanço da medicina…” pois meu caro, se há algo arcaico, rudimentar e obsoleto, é ainda em pleno século 21 se dizer que o sangue é o melhor e o único tratamento médico disponível que se possa fazer. Este é um procedimento totalmente ultrapassado e cheio de riscos, a própria classe médica apóia isso, tirando alguns profissionais, que procuram a lei do menor esforço.

    Há muitos milhares que se engajam em lutas para defender territórios e interesses políticos e comerciais, derramando milhares de litros de sangue inocente, mas que mesmo assim são chamados de Heróis, mas quando uma pessoa, por causa de sua consciência treinada, objeta um tratamento médico no mínimo questionável, e ao mesmo tempo, procura receber um tratamento médico melhor, que o é o sem sangue, é taxada de fanática ou suicida. Pensem Nisso.

    Vote! Thumb up 2 Thumb down 1

  3. Não quero entrar nessa polemica, mas! Bueno, a pergunta que eu faço é: Então se podemos (Medicina) fazer tratamentos/cirurgias sem a utilização da reposição de sangue, como mero economista/contribuinte fico pensando quanto estamos jogando no ralo os poucos recursos que temos para a saúde. No mais na blibia diz abster-se de sangue e não aplicaçao de sangue,…

    Vote! Thumb up 0 Thumb down 2

  4. Não querendo contrariar a opinião dos nobres internautas..Eu no Momento não sou adepto a religião nenhuma, mas acredito num Deus: Que nos permite, falar bobagens, falar coisas boas, ajudar o próximo, criticar, querer ser o dono da verdade, tudo ele permite, pois há tempo pra tudo, pra sorrir, chorar, morrer, adoecer, ficar curado, enfim há tempo pra tudo..eu acredito num Deus que nos dá a vida para vermos as belezas que ele criou, e muitas vezes nós destruimos, permite que todas as manhãs nos saimos para o trabalho e muitas vezes nem sequer se lembramos dele, só sabemos que ele existe quando a situação aperta, devemos lembrar dele e agradecer sempre. com Relação a moça que faleceu, pode ter certeza que não foi por falta de atendimento e sim devido a gravidade dos ferimentos, os médicos não fazem milagres como dizem certos charlatões..chegou a hora não adianta..tem que ir..Eu se não tenho o que falar nem meto o bico e nem dou opinião, achando que sou juiz para julgar certos casos.

    Vote! Thumb up 1 Thumb down 0

  5. Para esse Aluísiododiabo,vai´para PQP

    Vote! Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Só vou dizer uma coisinha aos de lavagem cerebral…Se a justiça ,ao impor a transfusão não a salvou,porque o Deus dela não a salvou então…não deveria nem ter sofrido o acidente,ou ao menos,sair ilesa,bando de psicopatas retrógados,meu Deus é o mesmo de todos,”Me procure embaixo de qualquer pedra ou tábua e lá Estarei”não preciso de igreja

    Vote! Thumb up 0 Thumb down 2

  7. depende de que ponto de vista é o teu as “acusações” falsas não vejo que seja acusações são apenas comentários… mas pelo texto e as citações bíblicas no teu ponto de vista você acredita assim e não aceitas que seja diferente e tem uma palavra própria para isso(fanatismo), pois racionalmente falando quem te garante que é mesmo assim,a tua crença, ou o que te foi “implantado” por verdade???

    Vote! Thumb up 1 Thumb down 1

  8. Tompson Rogério Vieira

    As Testemunhas de Jeová têm sido alvo de acusações falsas — de flagrantes mentiras e de apresentações distorcidas das suas crenças. Em resultado disso, em alguns países têm sido alvo de ataques injustificados. Além disso, visto que procuram tratamento médico sem sangue, em harmonia com o seu desejo de obedecer à ordem bíblica de ‘abster-se de sangue’, foram classificadas erroneamente como “assassinos de crianças” e “culto suicida”. (Atos 15:29) Mas o fato é que as Testemunhas de Jeová valorizam muito a vida e procuram obter o melhor tratamento médico disponível para si mesmas e para seus filhos. A acusação de que muitos filhos de Testemunhas de Jeová morrem cada ano por negarem transfusões de sangue é totalmente improcedente. Além disso, visto que a verdade bíblica não tem o mesmo efeito sobre todos os membros da família, as Testemunhas também têm sido acusadas de rompimento de famílias. No entanto, os que conhecem as Testemunhas de Jeová sabem que elas estimam muito a vida familiar e que procuram cumprir a ordem bíblica de que o marido e a esposa se amem e se respeitem mutuamente, e que os filhos obedeçam aos pais, quer sejam da sua crença, quer não. — Efésios 5:21-6:3.

    Em muitos casos, os principais instigadores da perseguição movida aos servos de Jeová mostraram ser opositores religiosos, que têm usado sua influência junto às autoridades políticas e à mídia para tentar suprimir as atividades das Testemunhas.

    VEJAM:
    crescente procura por tratamentos médicos e cirurgia sem sangue, A
    http://watchtower.org/t/20000108/article_01.htm

    Vote! Thumb up 2 Thumb down 0

  9. olha minha gente como observador, já vi muitas pessoas frequentarem outras religiões e saírem delas,mas nunca vi um testemunha de jeová sair desta religião, bom então me pergunto quando eles chegam conversar com você,trabalham o teu inconsciente querendo implantar a ideologia deles isso significa que são treinados para isso, se você não prestar atenção você acaba concordando inconscientemente e vira um deles, aí me indago novamente, como conseguem fazer isso…

    Vote! Thumb up 0 Thumb down 0

  10. o ultimo pedido foi negado, foi negado o direito de ter religiao diferente da do medico que a tratou e diferente da maioria. quem por imposicao foi posto acima do Deus dela tambem nao foi capaz de salvar.

    Vote! Thumb up 1 Thumb down 0

  11. Alessandro!
    Para uma pessoa tão bitolada como você, indico seguir o que está escrito no antigo testamento…..
    .
    Achei que nesta época eu teria que persuadir mais para arranjar adeptos….

    Vote! Thumb up 1 Thumb down 0

  12. Entendo que muitos que criticam a posição desta Jovem não sabem do assunto completamente. Julgam sem conhecimento de causa. A decisão dela é baseada em princípios, e, principalmente, em conhecimentos avançados de medicina. Vou repetir: CONHECIMENTO AVANÇADO EM MEDICINA. Muitos médicos são adeptos do não uso do sangue.
    Deus proibiu o uso do sangue, não por uma “regra absurda”, como disse o Flávio, mas sim por saber (afinal, ele é o originador da vida) que transfusões de sangue são prejudiciais aos seres humanos.
    Mas eu acredito na medicina e na ciência.
    Um dia, transfusões de sangue deixarão de ser usadas, e serão lembradas como meras tolices de uma época em que a medicina não era tão avançada, assim como se ensinava no passado sobre o “homúnculo” e a “geraçao espontânea”.

    Vote! Thumb up 2 Thumb down 1

  13. Que bobagem de Religião… Em primeiro lugar temos que ter respeito a vida. a qual é uma só. Deus jamais iria castigar uma pessoa com a morte á morte é algo que nos faz sofrer a perda de um ente querido é muito díficil p/ uma família, amigos, ainda mais que não foi uma morte natural e sim uma morte trágica a qual tirou a vida de pessoas que teriam uma vida inteira pela frente, principalmente dessa moça tão jovem e que um dia ainda poderia constutuir uma família, ter seus filhos e viver feliz…A religião é pra ser algo bom, para as pessoas terem Deus no coração, praticar ações boas e se Deus nos deu a vida aqui na
    terra é por que quer que nós vivemos e em harmonia…. Se a morte para a Religião das testemunhas de Jeová é algo tão divino, por que Deus faria que a vida existisse……E em primeiro lugar após a morte dessa moça, respeitem a dor da família e dos pais que perderam sua filha caçula…

    Vote! Thumb up 1 Thumb down 2

  14. Penso no ocorrido!
    Tenho minha opinião, mas em respeito aos outros credos, prefiro guarda-la.

    Vote! Thumb up 3 Thumb down 1

  15. Mas olha……
    Que cada um, se agarre com as suas proprias unhas!
    Se acredita em Deus ou no Diabo….
    Se nasceu novamente ou morreu um pouco por dia….
    Se bebe ou fuma….
    Cada um faz o que achar melhor!
    Meu feijão é temperado com banha!
    Minha cerveja é bem gelada!
    Ovo frito eu adoro!
    Carne só se tiver um marmoreio!
    Cachaça só de alambique!
    Whiskey só 12 anos!
    Médico visito periodicamente.
    Dentista de 6 em 6 meses!
    Atividades fisicas regularmente!
    Muito respeito ao próximo!
    Muito amor com a patroa e…..
    ….se morrer amanhã…..
    to tranquilo porque “APROVEITEI”!

    Vote! Thumb up 2 Thumb down 1

  16. QUE TODOS OS FALECIDOS TENHAM A SUA OPÇÃO RELIGIOSA DIVULGADA.

    Vote! Thumb up 0 Thumb down 4

  17. EM PLENO 2011, AINDA EXISTE PESSOAS TAPADAS, QUE QUALQUER MEIO DEDO DE CONVERSA CONSEGUEM QUALQUER COISA, ACREDITAM ATÉ EM PAPAI NOEL, ABRAM O OLHO TUDO E CONVERSA FIADA PRA TIRAR DINHEIRO DO BOLSO DOS TROUXAS, E TEM GENTE QUE CRE EM TUDO….TODOS SAO 171, QUAL A DIFERENÇA DO TEU DEUS DO MEU, E O MESMO….E AINDA ACHAM QUE FOI RETALHAÇÃO DIVINA, ACORDEM SE TIVESSEM REALIZADO TODOS OS PROCEDIMENTOS QUEM SABE UMA VIDA NAO SERIA POUPADA……ACORDEM ESTAMOS EM 2011.

    Vote! Thumb up 4 Thumb down 0

  18. Aroísio G Prinessi

    Olha só que interessante. Nos comentários que li até agora; vi apenas alguns céticos e críticos falando sobre o problema da moça não ter aceito a transfusão de sangue.
    Leiam a matéria novamente. Salvo engano do jornalista e do redator; ficou claro que após a justiça entrar no caso; a transfusão de sangue foi administrada. Ou seja; aos defensores dos “tratamentos médicos” ou dos “dons de cura” como citado em um comentário; entendam que o SANGUE NÃO SALVOU A VIDA DESTA JOVEM. Ai virá alguem a comentar que demorou 3 dias para que ela tenha tido a transfusão e tal…
    Entendam que SANGUE não é igual a SALVAÇÃO. Entendam que hoje é mais fácil dizer que a pessoa precisa de transfusão apenas e pronto acabou. Se os médicos tiverem que tentar soluções alternativas (e estas existem e livram quem quiser; seja TJ ou não de uma cirurgia com sangue) eles terão mais “trabalho” por assim dizer; pois a cirurgia terá que ser melhor planejada e melhor elaborada para que se perca o mínimo de sangue. Entendam que hoje existe um COMÉRCIO sim um COMÉRCIO sobre o sangue e é muito mais fácil usar uma bolsa de sangue do que usar um bisturi elétrico; uma cola de fibrina; um aparelho de recirculação intra-sanguínea e etc; pois tais equipamentos exigem perícia de quem os usa e é claro que o hospital os tenha disponíveis. Então mais uma vez lembro e fica a pergunta…. JÁ QUE O SANGUE FOI ADMINISTRADO; PORQUE ELA NÃO SOBREVIVEU; VISTO QUE TODOS APARENTEMENTE ACREDITAM QUE UMA TRANSFUSÃO SANGUINEA ERA A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DELA???
    Pensem um pouco; esqueçam da condição relativa a religião; pensem apenas se ela não fosse uma TJ mas que por algum motivo ela tivesse alguma doença, uma alergia ou qualquer outro problema que ela não pudesse receber sangue de outra pessoa…. Como será que os médicos fariam neste caso?? Deixariam ela a própria sorte ou iriam procurar outros tratamentos médicos???…. Como juramentados; iriam buscar uma solução alternativa…. Mas como neste caso ela não queria o sangue devido a sua crença; fica mais facil chamar estas pessoas de fanáticas religiosas e acionar a justiça para que se faça uma transfusão a força…. Fica novamente a pergunta….
    JÁ QUE O SANGUE FOI ADMINISTRADO; PORQUE ELA NÃO SOBREVIVEU; VISTO QUE TODOS APARENTEMENTE ACREDITAM QUE UMA TRANSFUSÃO SANGUINEA ERA A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DELA???

    Vote! Thumb up 3 Thumb down 7

  19. Deus deu o dom da cura e nao disse como. É lamentavel que pessoas com plena falta de conhecimentos relutam em aceitar procedimenrtos legais e necessarios para a manutenção da vida. Que essa morte preematura sirva de motivo de reflexao para esses encautos.

    Vote! Thumb up 5 Thumb down 0

  20. Oh seu Flávio!
    Sou teísta, no entanto em respeito as varias formas de crença, não estou convicto de que “QUE DEUS É SO UM”. Isto certamente te diz a TUA doutrina cristã. No entanto estou convicto de que Deus(es) é a favor da vida do ser humano. logo, não negaria transfusão de sangue.
    Igualmente não simpatizo com tua afirmação “NEM SABE O QUE É DEUS FICAM INVENTANDO”. Consulte seus conceitos para ver se não de cunho fanático ou absoluto.

    Sou a favor da VIDA e da Liberdade religiosa!

    Vote! Thumb up 3 Thumb down 4

  21. Anônimo por sobrevivência

    Agora só falta algum ignorante dizer que a moça morreu porque foi contrariado preceito de sua crença religiosa…
    Não estamos mais na Idade Média! Acorda meu povo. Usem a razão.

    Vote! Thumb up 9 Thumb down 1

  22. Viu só..
    Não respeitaram nossa religião!
    O castigo não falha!
    Isto é para mostrar que o homem não deve interferir nos assuntos divinos..

    Vote! Thumb up 0 Thumb down 18

  23. VEJAM SÓ. BRINCARAM COM A VIDA DESSA MENINA, DEVIDO A IDIOTICE DESSAS SEITAS IDIOTAS QUE FICAM COLOCANDO ABSURDOS NA CABEÇA DA PESSOAS. NÃO ESQUEÇAM QUE DEUS É SO UM. ONDE JA SE VIU, PRECISAR DE ORDEM JUDICIAL P/ FAZER PROCEDIMENTOS MEDICOS. MAS QUE ISSO SIRVA P/ ABRIR OS OLHOS DAS PESSOAS. NÃO SE DEIXEM ILUDIR POR BESTEIRAS QUE ESSES FANATICOS RELIGIOSOS QUE NEM SABE O QUE É DEUS FICAM INVENTANDO E IMPONDO REGRAS ABSURDAS….AO MENOS EU PENSO ASSIM…

    Vote! Thumb up 28 Thumb down 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>