Animais abandonados, um problema de todos

São Luiz Gonzaga possui uma quantidade muito grande de animais abandonados por seus donos, a maioria é composta por cachorros, principalmente fêmeas

Animais domésticos abandonados causam problemas nos centros urbanos. As preocupações dão-se por conta da transmissão de doenças, em relação à limpeza urbana e também com questões de proteção aos animais.

Em São Luiz Gonzaga existe uma quantidade relevante de animais domésticos abandonados por seus donos, principalmente cachorros, mas também se encontram alguns gatos em condição de abandono.

Não há dados precisos sobre o número de animais, mas fazendo uma contagem aproximada chegamos rapidamente a duzentos. Isso sem contar aqueles que estão sob a guarda de pessoas abnegadas que usam seu tempo e dinheiro para acolher os bichos em suas casas. Esses estão em um lar, recebendo carinho e alimentação, mesmo que não seja com seus donos originais.

Os anjos da guarda

Para ilustrar o trabalho que é feito por inúmeras pessoas da comunidade em relação à proteção dos animais destacamos duas pessoas: Laureano Castilhos e Diane Lúcia Rieger.

Laureano é professor, contou-nos um pouco de sua história, dizendo que sempre gostou muito de animais, mas se dedica completamente a eles há quatro anos. Tudo começou em seus passeios de bicicleta pela região, “quando saía pelas estradas pedalando via vários filhotinhos largados nas rodovias, sempre magros e doentes, um dia resolvi que iria ajudá-los”, afirma Laureano.

O professor disse à nossa reportagem que o número de animais abandonados cresce a cada dia. Seu trabalho consiste em alimentar e tratar os animais, diariamente percorre a cidade, são mais de trinta pontos onde alimenta os cachorros e gatos, além disso, aplica vacinas em mais de 20 fêmeas, que mantém cadastradas para vaciná-las a cada seis meses, evitando assim que reproduzam.

Disse que muitas vezes é tratado de forma ríspida por alguns moradores, mas afirma que não vai deixar de ajudar os animais. Disse que outro problema dos animais é em relação à sarna e vermes, que também trata.

Laureano recebe alguma ajuda de pessoas para executar seu trabalho, mas afirma que os gastos são muito grandes. Pede que aqueles que quiserem doar ração ou remédios liguem para 3352-5952, que ele vai buscar. Disse que não aceita doações em dinheiro para evitar “falações”.

O professor perde a calma quando fala sobre o descaso do poder público com a questão dos animais abandonados, “não fazem nada”, afirma. Também pede que os donos vacinem as fêmeas para que não procriem.

Diane Lúcia Rieger, proprietária de uma farmácia, relatou que sempre gostou de animais e sempre teve cachorros em sua casa: “o primeiro que eu levei pra casa eu encontrei perto do Corpo de Bombeiros. Ele estava bastante doente e apresentava queimaduras, pois tinham jogado água quente. Isso fazem uns 5 anos”

Há cerca de dois anos Diane pegou dois cachorros para seus filhos que na época tinham sete e 11 anos. Os cachorros morreram envenenados e Diane prometeu tratar todos os cachorros que encontrasse na rua: “quando os cachorros morreram, eu me indignei e disse que a partir daquele momento eu ia tirar todos os cachorros que eu encontrasse na rua.”

Desde então, Diane procura tratar e alimentar todos os cachorros abandonados que encontra na rua. Em sua casa, atualmente, Diane possui mais de 30 animais. Questionada sobre a maior dificuldade encontrada, Diane fala que é difícil manter um grande número de animais, pois além da alimentação existem também despesas com remédios, vacinas, veterinário e até cirurgias.

Diane acredita que com a instalação do canil municipal a situação irá melhorar: “eu acho que vai ajudar bastante porque tem muito bicho abandonado e a gente faz o que pode, mas não pode ajudar todos, né.”

Fotos: Guia São Luiz

Filhote foi encontrado na estrada por Laureano
Cadelas com filhotes são constantes nas ruas
Cachorro dorme em cima de cadeira
Animais de raça também são abandonados
Diane faz comida para os animais neste fogão
loading...

14 Comentários

  1. Rosane Mutty Knierim Adorno

    Faço recolhimento,encaminhamento ao veterinário,alimentação e posteriormente a adoção de animais de rua por familias que queiram amá-los e cuidá-los…
    minha irmã também faz isso,atualmente estamos com 15 cães,sendo que 5 deles logo poderão ser postos para adoção,mas ainda estão em tratamento,pois chegaram até nós semi mortos..
    tudo isso sem ajuda de ninguém,arcamos com as despesas dos nossos próprios bolsos,e dedicamos além disso nosso tempo e carinho a esses animais.
    nossa recompensa é o abanar de rabo,a dedicação e carinho que esses animais nos dão de volta,e isso vale todo esforço que temos..
    é lamentável não só o descaso da prefeitura com esses animais,mas também da grande maioria dos são luizenses,que vêem esses animais,sentem pena e de prático nada fazem,deixando esses animais morrerem a mingua sem mexer um dedo prá mudar isso,eu penso,como podem conviver com isso,não sentem culpa,remorso???são vidas que precisam de ajuda,indiferente se são vidas humanas ou não,são seres vivos..
    quem tem pena é galinha,nós humanos racionais temos que ter é atitudes,ações..e isso está faltando,e muito,na maioria dos seres ditos humanos e racionais,a maioria está preocupado apenas com seu próprio umbigo e não se importa com as dores e os problemas dos outros seres vivos,seus semelhantes ou não..
    e,o mário,em nome dele e do junaro assinaram,assim como todos os outros candidatos a prefeito e vice uma carta compromisso que eu formulei e dei para eles assinarem se compromentendo com o problema dos animais do nosso município,incluindo cães,gatos,cavalos,etc..e nessa carta compromisso constava a construção de um abrigo/canil municipal,com veterinário,castrações gratuitas,feirinhas de adoções desses animais recolhidos,entre outras coisas..então,breve estarei procurando os candidatos eleitos para pedir o cumprimento dos termos assinados nessa carta,pois esse problema dos animais do nosso municipio é grave e precisa urgente ser tomada providências para solucionar isso..

    Vote! Thumb up 9 Thumb down 0

  2. Tem também aqueles que não são abandonados, mas sim os donos deixam soltos na rua por pura irresponsabilidade, ou por não terem condições de mante-los presos, o que significa que nem poderiam tê-los. É o caso daqueles que vivem ali na esquina da Mal.Floriano com a Borges do Canto, no bairro agricola, e que ficam importunando quem passa na rua, tendo inclusive já provocado alguns acidentes. É preciso que se tome providências urgentes, enquadrando os irresponsáveis na lei, que deve existir alguma para estes casos, ou estou enganado?

    Vote! Thumb up 5 Thumb down 0

  3. Crueldade das pessoas abandonar os bichinhos a própria sorte..animais indefesos..eles jamais saem de perto de seus donos,dão carinho, afeto, tudo pra ter um lar e os miseráveis vão lá e abandonam eles…SACANAGEM!!!

    Vote! Thumb up 3 Thumb down 0

  4. E por falar Vai que é tua JUNARO, até quando vamos esperar que as outras promessas eleitoreiras se concretizem. Afinal, já passou o carnaval, chegou a Páscoa e até agora não percebi mudança alguma.

    Vote! Thumb up 2 Thumb down 0

  5. A coisa é muito séria, e vamos que algum animal desses soltos venha a contrair raiva cãnina, aí o bicho vai pegar mesmo, porque a raiva se não for tratada a tempo mata e mata mesmo, mas vamos ainda dar um tempo de mais uns quatro meses para o prefeito que assumiu e depois cobra para valer, ta no plano de governo.

    Vote! Thumb up 2 Thumb down 0

  6. Vai que é tua Junaro. NÃO ESTAVA NO PLANO DE GOVERNO???

    Vote! Thumb up 1 Thumb down 0

  7. Precisam também observar os muitos cavalos que andam nas ruas de São Luiz puxando carroças, os mesmos com as minimas condições de saúde e força, pergunto, será que nenhuma ‘autoridade’ vê isso ?

    Vote! Thumb up 3 Thumb down 0

  8. Entendo Guia, não me referi a eliminar anúncios. Até porque precisamos deles e os veículosde comunicação principamente. Apenas não embocar no corpo do site sei la, eu passava o mouse para voltar e entrava o anuncio da Vivo em tela inteira, ai tinha que voltar do inicio..Mas tranquilo, agradeço a satisafação

    Vote! Thumb up 0 Thumb down 0

  9. Parabéns `as pessoas que tem esse carinho pelos animais, conheço uma professora que tbm possui vários gatinhos que ficam abandonados pelos donos, bem como alguns cachorros grandes e filhotinhos……..mas sabemos que isso é obrigação do poder público municipal……..então VAMOS COBRAR DELES atitudes com relação a esses pobres bixos………….que tem bom coração não abandona os animais a dura sorte……

    Vote! Thumb up 4 Thumb down 0

  10. Esta na hora de nossa prefeitura fazer algo pelos animais abandonados.Além de ser uma causa justa tem o problema da saúde pública.Também teria que ter leis de resposabilidade ao proprietário cobrando vacinas ,não deixar solto na rua,cuidados básicos alimentação etc. Também cobrar uma pequena taxa anual dos proprietários por exemplo R$10,00 recurso que a prefeitura usaria para custear as despesas com o abrigo de animais.Punir com multa quem abandonase animais doentes e filhotes.Falo isso porque sou também uma defensora desses pobre animais.E tenho muita dificuldade financeira para sustentar os meus seis cachorros e dezesete gatos todos foram abandonados mas agora fazem parte da familia.

    Vote! Thumb up 4 Thumb down 0

  11. Referente ao cuidado com os nossos animais doméstico, podemos nos ater as leis ambientais, ou então aos costumes de cada região ou a dedicação de cada cidadão. Na região de São Luiz Gonzaga, no que se refere a cães e gatos, tem-se o costume de distribuir de alguma forma todos os filhotes que nascem, não importando a quem nem quantos são, se isso não for possível, muitas vezes são abandonados junto a rodovias e logradouros, onde normalmente são atropelados, morrem de fome, as vezes alguma criança leva para casa e lá não é bem recebido, ficando ali como brinquedo até chegar sua morte na maior judiaria e até as vezes alguém quer e tem condições adotando-o, o que é raro. Em outras regiões o costume é oferecer os animaizinhos a pessoas que realmente possam criá-los, a encomenda deve ser confirmada logo que nascem e aqueles que não tiverem destino previsto serão eliminados, “sim eliminados”, de forma mais rápida e com o menor sofrimento, assim permanecem somente os animais que realmente estarão em situações de sobrevivência digna, diminuindo os jogados na sarjeta, na rua e atropelados nas Rodovias, alem de evitar o exorbitante numero de cães e gatos incomodando por aí, sem qualquer controle. Podemos concluir que em São Luiz Gonzaga existem em torno de 18.000 cães só no perímetro urbano, só no quarteirão que resido, que é em área central, os moradores possuem em torno de 34 cães e mais um que é o meu. Ouço que muitas vezes alguns animais latem durante horas, provavelmente passando fome, sede e perturbando o sossego alheio. Verificamos que inúmeros cães e gatos são envenenados pelas pessoas, é lamentável, pois se essas pessoas vissem esse animal morrendo ou se fosse o deles iriam mudar de idéia, porem podemos chegar à outra triste conclusão, será que essas pessoas que chegam a envenenar os pobres animaizinhos, não estariam chegando ao estremo, para solucionar algum problema criado por algum desses animais, sendo que o poder público Municipal não apresenta qualquer controle e não havendo onde recorrer, as pessoas chegam a cometer o delito de envenenar o animalzinho.
    Esperamos que em breve o poder público tenha um sistema de controle desses animais.

    Vote! Thumb up 4 Thumb down 0

  12. Aaa Guia! Ta chato essas chamadas de anuncios no site, a gente mal toca no mouse e já abre anuncios? Coloca eles num cantinho e não no corpo do site.O da vivo hj tive que voltar 6 vezes ao inicio por abrir a tela inteira só por passa o mouse.
    Ta chato.
    Caro Nil, concordamos com você, mas lembre que temos uma estrutura por trás do site, para que ele seja gratuíto precisamos de verbas de publicidade, são 6 funcionários efetivos, mas luz, água, internet, impostos, aluguel… Por enquanto precisamos manter assim. Quando tivermos lucro com o jornal impresso vamos tirar essas publicidades do site. Abraço. Anderson Amaral-editor

    Vote! Thumb up 2 Thumb down 0

  13. A PREFEITURA DEVERIA TOMAR PROVIDÊNCIA, TRATA-SE DE SAÚDE PÚBLICA. E NÃO ESPERAR PELA VONTADE DE ONGS E DO POVO. DINHEIRO TEM.

    Vote! Thumb up 1 Thumb down 0

  14. O que nós animais precisamos é de um Canil Municipal,Vetrinario,Carinho,para que não vivemos mais nas rua da cidade e estradas ,pois as vezes somos abandonados por nossos donos por estar velhos ou doentes, os nossos donos e cidadãos da cidade teriam que cobrar um projeto dos Vereadores pois quando vieram pedir Votos para nossos donos a gente escutava tantas promessas será que nessas promessas não estava de um lar [Canil] para que possamos viver sem incomodar minguem nas rua. OBRIGADO . ass: OS ANIMAIS ABANDONADOS DA CIDADE E REGIÃO

    Vote! Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>