Instituto Rui Barbosa, de São Luiz Gonzaga, é o campeão da Copa URI de Robótica

Foi realizada na terça-feira (31), a final da Copa URI de Robótica, promovida pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da URI Santo Ângelo. Cerca de 250 estudantes de sete cidades da região participaram das atividades, que desde julho, incluíram vídeo-aulas e encontros com estudantes e professores dos cursos promotores, para orientação dos alunos sobre montagem e programação de robôs. A grande campeã foi a equipe Rui2-D2, do Instituto Rui Barbosa, de São Luiz Gonzaga.

Em sua edição de 2017, novamente o foco foi uma competição no formato “Sumô”, onde dois robôs entram em uma pequena arena circular, realizando ações que serão programadas e embarcadas nos robôs pelos competidores, com o intuito de permanecer dentro da arena por um tempo determinado. “Neste ano tivemos regras mais flexíveis, as equipes adaptaram mais os robôs, com mais sensores, mais preparo”, afirma o coordenador dos cursos de Ciência de Computação e Sistemas de Informação, Denilson Rodrigues.

Para as professoras Claudete Crestani e Mariele Antunes, diretora e vice da escola vencedora, a Copa é uma excelente oportunidade para que os estudantes possam desenvolver habilidades como lógica, estratégia e trabalho em equipe. “Foi uma atuação integrada do 2º e 3ºanos do Ensino Médio da Escola. Eles realizaram reuniões semanais, desde agosto, para efetivar sua preparação”.

Para esta edição, 30 equipes, de diferentes escolas da região integraram as atividades. Participaram da Copa o Colégio Tiradentes, Escola Augusto Nascimento e Silva, Instituto Odão Felipe Pippi, Escola da Buriti, Colégio Getúlio Vargas, Escola da URI, Instituto Federal Farroupilha, Colégio Onofre Pires, Escola Unírio Carrera Machado, Colégio Pedro II, de Santo Ângelo; Colégio Padre Antônio Sepp, de São Miguel das Missões; Colégio Dom Hermeto, de Três de Maio; Escola Técnica Entre-IJuís, de Entre Ijuís; Colégio La Salle Medianeira, de Cerro Largo; Instituto Rui Barbosa, de São Luiz Gonzaga; e Colégio Catuípe, de Catuípe.

A classificação final foi a seguinte:

1º lugar – RUI2-D2 – Instituto Rui Barbosa – São Luiz Gonzaga

2º lugar – Bambobie – Escola Augusto Nascimento e Silva – Santo Ângelo

3º lugar – Caveira Negra – Instituto Odão Felipe Pippi – Santo Ângelo

4º lugar – Baby Lucifer – Instituto Odão Felipe Pippi – Santo Ângelo

5º lugar – Hakuho – Escola da URI – Santo Ângelo

6º lugar – Supremo – Escola Augusto Nascimento e Silva – Santo Ângelo

7º lugar – Pedro II 102 – Colégio Pedro II – Santo Ângelo

8º lugar – DH Alfa – Colégio Dom Hermeto – Três de Maio

Todos os alunos receberam certificado de participação. As oito equipes classificadas como finalistas receberam troféus e as três primeiras receberam troféus e medalhas.

Fonte: Assessoria de Comunicação URI Santo Ângelo

1 Comentário

  1. Adriano Lopes Bueno

    Parabéns a escola Rui Barbosa, isso demonstra o trabalho realizado nessa instituição, o incentivo é fundamental no processo de ensino aprendizado do educando, possibilitando-o e facilitando a escolha de um futuro curso pós escola(ensino superior). Sei que não são todas as escolas que conseguem participar desses eventos devido a diversos fatores, por isso, é preciso que as políticas publicas do município estejam focadas em auxiliar e incentivar as escolas participarem, visando assim os seus educandos que, com um bom estudo, poderão em futuro contribuir para a cidade onde o acolheu em lhe proporcionou um base de estudos muito positiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *